8.16.2006

100 mais: Anti-Personalidades Brasileiras

91º Maguila

O rei do espírito esportivo
Maguila recebeu este apelido por causa de um personagem de desenho animado. Não precisava, pois ele já é um personagem por si só. Por alguns anos, ele era a esperança do Brasil nos ringues. Mas com o tempo e os nocautes contra, passamos a vê-lo como uma pessoa folclórica. Essa é a essência do Maguila: um personagem para o folclore.
Como boxeador, a única lembrança forte que ele traz foi a surra que levou do Holyfield. Mas ao contrário do Mike Tyson, Maguila perdeu com dignidade e espírito esportivo, sem apelar para mordidas na orelha.
E assim foi sua carreira. Toda vez que caia, perdia com dignidade. E perdia com dignidade. E perdia com dignidade. Ganhar não é fácil, né? Ainda mais para um cara com tamanha dignidade.
Com a desistência das TVs em mostrar suas lutas, caiu o mito para sempre. Mas quem ama o verdadeiro esporte, aquele do Barão de Coubertin, que diz que o importante é competir, tem que ser um admirador deste cara, que é um exemplo de espírito esportivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maguila merecia uma colocação melhor. Vcs não sabem nada...

Anônimo disse...

Não foi bem assim. Maguila venceu Mike Tyson. Veja a narração nos Contos Bregas (http://contosbregas.zip.net/arch2006-12-01_2006-12-31.html#2006_12-27_09_00_30-8564639-0)